Vitrine Esportiva

Rio Tennis Academy é oficialmente inaugurada

Por Kenia Telles

A noite de quarta-feira marcou a inauguração oficial da Rio Tennis Academy, o mais moderno complexo de tênis do país e um dos maiores da América do Sul, situado em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Crédito: Reinaldo Hingel @oretratoo

A principal das nove quadras do complexo recebeu um cerimonial que contou com a presença de Mauro Farias, presidente da TênisRJ, o presidente da Confederação Brasileira de Tênis e da Confederação Sul-Americana de Tênis, a Cosat, Rafael Westrupp, todos os presidentes das federações nacionais sul-americanas e também Horacio De La Peña, que treinou nomes como Gaston Gaudio, Fernando Gonzalez, Jose Acasuso, entre outros, e coordena a maior série de torneios da América do Sul, o circuito Dove Men Care. Vice-presidente das Américas da Associação dos Tenistas Profissionais, Richards Glover, e Éric Lanquet, diretor dos torneios challengers da ATP, também marcaram presença.

Os sócios Victor Santos, Bruno Carone, Marco Renó e Wagner Lofare puxaram a faixa de inauguração e na sequência os convidados desfrutaram de um coquetel no rooftop acompanhando a partida entre a carioca Ingrid Martins, atleta da Rio Tennis Academy, e a paulista Thaísa Pedretti, respectivas sexta e quinta colocadas do Brasil no ranking mundial profissional da WTA.

“Estar aqui hoje com o presidente Rafael Westrupp e todos os presidentes de federações nacionais da América do Sul e o presidente da TenisRJ, que vieram prestigiar, nos deixa muito contentes e felizes. Parcerias futuras virão, com certeza. O projeto aqui é fantástico, beleza natural incrível e que tornamos um Centro de Treinamento de Alto Rendimento e Social. Queremos proporcionar experiências incríveis aqui dentro, é um lugar diferenciado”, disse Eduardo Frick, CEO da Rio Tennis Academy.

“É um sonho ver e participar nisso tudo aqui, é um projeto que estou envolvido nele há quase dois anos . Agora que apareceu, mas vem de muito tempo atrás quando começamos a projetar como seria a academia e a hora que vemos pronto, é uma coisa de outro mundo para o Brasil e América do Sul é algo diferenciado”, disse Leandro Afini, Head Coach da Rio Tennis Academy: “Estamos montando um Centro de Alto Rendimento com tenistas como a Ingrid Martins, a Iryna Shymanovich, mas com o objetivo de formação desde criança com 4, 5 anos e passando por todas as fases. Nosso objetivo principal é a formação e massificação do esporte”.

“É uma grande honra, alegria para o tênis brasileiro, sul-americano e porque não Mundial estarmos congregando em um momento como esse em uma estrutura que se comentassem que existira no Brasil, no Rio de Janeiro, todos duvidariam. Dentro do âmbito dos quatro sócios, de todos os envolvidos é um sonho que se materializa e sem dúvida para o Beach Tennis, tênis e o tênis em cadeira de rodas também é um sonho. Sempre lutamos para ter as estruturas, não as maiores, mas as de qualidade, pois isso é que faz a diferença”, disse Rafael Westrupp.

Ingrid Martins, atual 471ª colocada de simples e 220ª de duplas, foi o grande primeiro reforço da Rio Tennis Academy e destacou: “Jogo torneio desde os 10 anos aqui, nunca fomos um centro do Brasil, sempre tive que viajar bastante. É muito bonito de ver aqui a gente tendo esse Centro com toda estrutura para crianças poderem usufruir e quem sabe realizarem o sonho de serem tenistas profissionais”.

Thaisa Pedretti, 444ª do mundo, ficou impressionada com a estrutura: “Desde os 14 anos de idade que não vinha ao Rio de Janeiro, estava doida para conhecer essa academia, só falavam bem da estrutura. Aceitei de primeira o convite para disputar essa exibição. Estou muito feliz de estar aqui, me sinto em casa, a estrutura está incrível. Parabenizar a todos pois é muito difícil ver isso tudo aqui no Brasil e na América Latina, é um prazer”, disse: “Primeiro me impressionou a natureza, ver o Cristo Redentor todos os dias não tem preço, fora a estrutura, temos as quadras, tem piso rápido, saibro, fisioterapia, massagista, tudo em um lugar só . Fica mais fácil se locomover, treinar e descansar, facilita para um atleta, ter isso aqui é muito legal e especial”.

Victor Santos Jr., que coordena o sistema PFW (Performance, Fisio e Wellness), novo conceito de academia que integra medicina esportiva, treinamento, nutrição e fisioterapia, comentou: “Posso dizer sem sombras de dúvida que o Rio de Janeiro ganhou um dos melhores centros de tênis e de performance do Brasil. Nosso objetivo é entregar o que há de melhor em físico e wellness. Sermos os melhores centros de treinamento físico para performance , saúde e bem-estar do Brasil”.

Torneio de grande porte até o fim do ano

Durante o discurso no cerimonial, Westrupp anunciou que a Rio Tennis Academy irá receber um torneio da série challenger até o final deste ano. Ele elogiou o crescimento do tênis no Rio de Janeiro nos últimos anos: “Se nós olharmos o retrovisor há pouco tempo atrás não tínhamos condições de realizar eventos no Rio de Janeiro pela falta não de estrutura, mas sim de organização e seriedade . Isso aqui hoje é o simbolismo da mudança da chave da gestão que o nosso esporte merece. Com essa seriedade pudemos trazer para cá eventos como o Banana Bowl, a Copa Davis de ressaltar o agradecimento, pois reabrimos o Parque Olímpico. Ressaltar a confiança nas pessoas que fazem parte desse projeto da Rio Tennis Academy e destaco o Leandro Afini e o Eduardo Frick . Queria dizer que muito em breve, essa academia, vai receber um ATP Challenger. Já fica anunciado que em breve, por força da CBT, da Cosat e da ATP, teremos um challenger aqui”.

Eduardo Frick ressaltou que o evento deve ocorrer até novembro e dará início aos trâmites junto às federações: “Vamos dar o primeiro passo em solicitar a data com a TênisRJ , daí ela solicita para a CBT e vai para a ATP. Nossa ideia é ter o evento até o final do ano, novembro. Queremos trazer esse torneio aqui, temos toda a envergadura para ter esse tipo de evento aqui e qualquer outro tipo de competição”.

A Rio Tennis Academy possui nove quadras de tênis (seis de saibro e três duras), quatro de Beach Tennis e uma de Beach Tennis Kids além das melhores infraestruturas do Brasil tanto para o alto-rendimento quanto para o tênis e Beach Tennis social.

A Rio Tennis Academy inova com o sistema PFW (Performance, Fisio e Wellness): o mais novo conceito de academia que integra medicina esportiva, treinamento, nutrição e fisioterapia, coordenado por Victor Santos Jr.

Outras Notícias

Verdão classificado

Palmeiras e Atlético Mineiro fizeram um jogo decisivo no estádio Allianz Parque e o dono da casa conquistou a sua classificação nas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.