Vitrine Esportiva

Um sonho chamado futebol

Foto: Ana Linhares

Por Kenia Telles 

Um sonho no país do futebol: ser jogador. Para muitos meninos moradores de comunidades e bairros carentes, algo bem distante. No Rio de Janeiro, no município de Nilópolis, um projeto que iniciou em outubro do ano passado, tem ajudado muitos a trilhar o caminho do esporte.

Garotos com idades entre 13 e 16 anos foram selecionados e foi formado o time Life Star Talentos.  Moradores de periferia e convivendo com a dura realidade das privações, os meninos, todos negros, são o retrato de que o esporte e, em particular, o futebol, é   caminho que muitos trilham para vencer o preconceito, as dificuldades e a situação de viver à margem da sociedade.

Muitos já foram encaminhados para clubes como o Associação Nova Prata de Esportes, Cultura e Lazer, o Clube Atlético da Barra da Tijuca, o Serrano Football Club, em Petrópolis, entre outros. O time também participa da Copa Sinno de Futebol Sub-17  da Baixada Fluminense e foi para a final que acontece neste sábado, contra o time Athirson Performance.

Agora uma parceria foi fechada com o Azuriz Futebol Clube, time da primeira divisão do estado do Paraná. Muitos serão enviados para o clube. O objetivo é ajudá-los nessa trajetória rumo ao sonho.

“Estamos sempre em busca de parceiros porque sabemos que sozinho não se chega a nenhum lugar. Somando forças, vamos muito mais longe. O Azuriz foi uma grande porta que se abriu para os jogadores. Para mim, motivo de muita felicidade, porque esse é o nosso objetivo: dar o maior número de oportunidades para esses garotos talentosos”, comemora Jacob David, um dos idealizadores do Life Star Talentos.

No Rio de janeiro, os treinos acontecem todas as segundas, terças e quintas das 8 às 11 horas da manhã, no Parque Natural do Gericinó, em Nilópolis, onde eles além de preparo físico e jogos, recebem todo suporte para, acima de tudo, estarem preparados para se tornarem cidadãos e serem bem-sucedidos em qualquer área que desejarem seguir.

“Muitos acabam optando por seguir outra carreira. Temos essa consciência. Por isso, além do treinamento, tem muita conversa para orientá-los da melhor forma para a vida”, explica o técnico Nelsinho.

Thiago Nogueira, tem 16 anos, é meio-campo e morador de Austin, bairro do município de Nova Iguaçu. Desde pequeno, ele demonstrou interesse pelo futebol.  Selecionado nas peneiras, agora ela joga no Clube Atlético da Barra da Tijuca e recebeu convite para o Resende Futebol Clube.

“A minha participação nas peneiras do Life Star, foi uma grande oportunidade, uma experiência incrível e única. No Barra da Tijuca, foi outra experiência magnífica e surreal. No teste eu estava bem nervoso e com frio na barriga. No segundo dia, já fiquei mais tranquilo e quando soube que fui aprovado, foi uma sensação muito boa, fiquei bastante feliz. Hoje em dia estou muito mais motivado com tudo que vem acontecendo e acredito que ainda terei muitas felicidades no futebol”, diz.

O volante Danilo Silva, de 16 anos, nascido e criado em Nilópolis, começou a jogar bola aos 6 anos de idade e se apaixonou pelo futebol. Quando soube das peneiras que seriam realizadas tão perto de casa não pensou duas vezes. A atitude deu certo e ele foi aprovado.

“Participar das peneiras da Life Star foi uma chance de iniciar meu sonho. Graças à Life, estou tendo muitas oportunidades, como essa de participar da final de um campeonato”, festeja.

Os irmãos Lucas e Felipe Siqueira têm o DNA do futebol. Moradores de Magé, eles herdaram da família o amor pelo futebol. Lucas é meio-campo, com passagem por clubes como Atlético Carioca, Foz do Iguaçu e AD Itaboraí.

“A oportunidade que estou tendo é a que muitos jovens gostariam de ter. Participar de um projeto que te dá todo suporte para realizar seus sonhos”.

Felipe é zagueiro e está animado por estar a final.

“Sempre tive o desejo de poder ajuda minha mãe e minha família percebeu que tinha um talento no futebol. Foi aí que apareceu esse lindo projeto do Life Star Talentos e agora estou tendo muitas chances que jamais imaginei que teria”, enfatiza.

O final da Copa Sinno Sub-17 da Baixada Fluminense acontece neste sábado, dia 29 de maior, às 15h, na Vila Olímpica de Caxias.

Foto: Ana Linhares

Outras Notícias

Flamengo é eliminado no Maracanã.

Um resultado inesperado no Maracanã. O Flamengo, pela semifinal da Copa do Brasil, perdeu para o Athlético Paranaense pelo placar de dois

Santos vence o Flu na Vila

Jogando na Vila Belmiro, o Santos venceu por 2 a 0 com gols de Madson e Diego Tardelli. Resultado importantíssimo para o