Vitrine Esportiva

Edição de 10 anos da Taça das Favelas

Por Kenia Telles

Depois dede não ter atividades presenciais por dois anos por conta da pandemia, e depois realizar Lançamento, Sorteio e Workshop, a Taça das Favelas Rio 2022 terá o início dos seus jogos no final de semana dos dias 30 e 31 de julho, no Centro Esportivo Taça das Favelas Realengo, que está todo remodelado para esta edição que celebra os 10 anos do projeto, a partir das 9h.

Neste ano, mesmo antes da bola rolar oficialmente, a edição carioca do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo já mobilizou 96 mil jovens entre peneiras e outras atividades do projeto. Na fase de bola rolando pelos jogos do torneio organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela, empresa do grupo Favela Holding, são 75 seleções de favelas masculinas e 21 femininas que vão atrás do tão sonhado título da histórica edição de 10 anos.

“É com muito orgulho que estamos voltando com os jogos do nosso campeonato, em um campo que reformamos e deixamos novo em folha, para a alegria dos nossos jovens. Vai ser uma grande festa de 10 anos daqui até outubro”, comemorou Elaine Caccavo, diretora de produção da CUFA.

Neste final de semana de estreia, serão seis jogos no sábado, e outros seis no domingo. Todos pela categoria masculina, que conta com jovens de 14 a 17 anos. Enquanto a categoria feminina, que conta com meninas a partir dos 15 anos, sem limite máximo, terá seus jogos a partir do dia 13 de agosto.

A fórmula de disputa, em ambas as categorias, será toda eliminatória. Ou seja, a seleção que for derrotada, está automaticamente eliminada.

As partidas terão dois tempos de 30 minutos, tanto no masculino, como no feminino. Em caso de empate, a decisão da classificação para a próxima fase vai para os pênaltis, com três cobranças para cada favela.

As grandes finais serão no dia 8 de outubro, no Estádio de Moça Bonita, que já recebeu algumas decisões da Taça das Favelas, com transmissão ao vivo da Globo, assim como aconteceu em 2019, na última edição, nas decisões que consagraram o Curral das Éguas como campeão do feminino, e, no masculino, o Gogó da Ema, que começa a sua busca pelo bi, no terceiro jogo do domingo.

A grande novidade é que este ano acontece a Taça das Favelas Brasil, o Favelão 2022, com as seleções de cada edição estadual, escolhida pelos técnicos campeões. A primeira edição nacional da Taça das Favelas será jogada em São Paulo, entre os meses de outubro e novembro.

O primeiro jogo da Taça das Favelas Rio 2022 conta com a presença de uma bicampeã. A seleção de Padre Miguel AP começa a busca pelo seu terceiro título, contra a Gardênia Azul, no sábado, às 9h.

“Montamos uma base forte e nossa torcida está muito confiante. Pelo sistema ser eliminatório, estamos trabalhando muito a cabeça dos nossos garotos para este jogo, que é como uma final, mas eles entendem a responsabilidade”, explicou o técnico de Padre Miguel, Eduardo dos Santos.

Nesta primeira fase do torneio masculino. São 22 seleções de favelas jogando em sistema eliminatório, de onde vão sair 11, que vão se encontrar com outras 53, formando 64.

A Taça das Favelas Rio 2022 conta com patrocínio master da Uber e da Gol, patrocínio da Vai Voando, Ambev, Bet Nacional, Comunidade Door, Digital Favela e Alo Social, e promoção da Rede Globo, do Sportv e da FM O Dia.

Serviço

Final de semana de Abertura dos jogos da Taça das Favelas 2022

Data: 30 e 31 de julho – Sábado e domingo
Local: Centro Esportivo Taça das Favelas Realengo
Endereço: Estrada São Pedro de Alcântara, 4520 – Realengo, Rio de Janeiro

Confira os jogos do final de semana:

30 de julho – Sábado (a das partir 9h)

Gardênia Azul X Padre Miguel AP
Nova Campinas X Nova Brasília De Niterói
Tijuquinha X Favela Tiradentes
Jacarezinho X Fallet Fogueteiro
Shangrilá Rosa X Complexo do Chapadão
Km 40 Seropédica X Morro da Cabrita

31 de julho – Domingo (a partir das 9h)

Barata X Nova Sepetiba
Favela Viegas X Morro São João
Gogó da Ema X Favela Conjunto Brasilit
Morro da Bahiana X Fumacê
Parque Paulista X Getúlio Cabral
Maria Paula X Cidade de Deus

Outras Notícias

Verdão classificado

Palmeiras e Atlético Mineiro fizeram um jogo decisivo no estádio Allianz Parque e o dono da casa conquistou a sua classificação nas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.