Flamengo vence clássico carioca e se mantém na terceira colocação do Brasileirão Cirúrgico na partida, rubro-negro se aproveita das poucas chances de gol e garante a vitória

Placar eletrônico de São Januário em destaque antes da partida – Créditos: Marcio Miceli de Oliveira

Vasco e Flamengo entraram em campo no final da tarde de sábado, 10/10, às 17 horas, em São Januário, no último clássico carioca válido pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Pela décima quinta rodada da competição, a equipe da Gávea entrou desfalcada de seis titulares. Everton Ribeiro e Rodrigo Caio foram convocados pelo técnico da seleção brasileira Tite para a disputa das Eliminatórias da Copa de 2022. Já Arrascaeta foi chamado pela seleção uruguaia e o lateral direito Isla para a seleção chilena. Todos para a disputa da mesma competição. Além de Gabriel Barbosa, o “Gabigol” e o goleiro Diego Alves, ainda lesionados. Já o Vasco tentava a recuperação depois dos últimos insucessos na competição e a consequente demissão do técnico Ramon Menezes após o revés para a equipe diante do Bahia. A equipe cruzmaltina não vence na competição desde a vitória diante do Botafogo, no Engenhão, no dia 13/09, há quase um mês.

E foi o Gigante da Colina quem começou melhor a partida. Tanto que logo aos oito minutos da primeira etapa, após falha de Bruno Henrique na área, o lateral direito Cayo Tenorio, substituto de Yago Pikachu, se aproveitou da falha do atacante, cruzou a bola rasteira e Talles Magno, livre, frente a frente com o goleiro Hugo, só teve o trabalho de empurrar para o fundo do barbante: Vasco 1 x 0 Flamengo. Após o gol vascaíno, o rubro-negro, que não esperava levar um gol tão cedo, demorou para reagir. Na frente do marcador, a equipe de São Januário, conseguiu controlar mais a partida e cozinhou um pouco o placar. Não foi muito incisivo, se fechou bem, e também foi pouco incomodado pelo Flamengo. A partida ficou muito concentrada no meio-campo e, apesar de poucas chances de gol de ambas partes, a equipe da Gávea teve mais domínio territorial.

As equipes voltaram sem substituições para a segunda etapa e, desta vez, foi a vez da equipe vascaína ser surpreendida já que, logo aos dois minutos do segundo tempo, após uma cobrança de falta pela direita do meia Diego, Léo Pereira subiu mais que toda a zaga do Vasco e cabeceou para o fundo do gol: Vasco 1 x 1 Flamengo. O gol flamenguista logo cedo abalou a equipe da casa, que passou a ser pressionada pelo time rubro-negro. Pedro teve chance de gol e, aos 25 minutos, Thiago Maia fez belo lançamento para Bruno Henrique, o goleiro vascaíno Fernando Miguel saiu atabalhoadamente de sua meta, tentou cortar, mas a bola sobrou para o camisa 27 tirar do alcance do goleiro, cortar para a esquerda e chutar firme, de pé direito para o fundo do gol. A bola ainda resvalou na trave antes de entrar: Vasco 1 x 2 Flamengo, de virada.

Após ficar em vantagem, foi a vez do Flamengo administrar a partida e o Vasco partir para cima e correr atrás do prejuízo. Logo após o segundo gol sofrido, o Vasco fez a primeira mudança na equipe, em busca do empate. A equipe cruzmaltina voltou a dominar as ações do jogo até que, aos 40 minutos do segundo tempo, chegou ao empate com o argentino Germán Cano. O que os jogadores vascaínos não esperavam é que o gol acabou sendo corretamente anulado pelo VAR, já que o atacante vascaíno estava milimetricamente à frente. Lance muito difícil, que só o VAR é capaz de identificar. O Vasco continuou em cima do Flamengo, ainda teve uma cabeçada no ataque, após cruzamento, que passou triscando a trave de Hugo Souza. O treinador Domenec Torrent, para dar uma esfriada no jogo, fez mais duas substituições nos minutos finais do jogo, o que acabou dando certo. E o Vasco, mesmo com os 7 minutos de acréscimo, não conseguiu chegar ao empate.

O Flamengo, em uma verdadeira maratona, agora volta a campo na próxima terça-feira, 13/10, às 18hs, para enfrentar a equipe do Goiás, no Maracanã, em jogo adiado da décima primeira rodada da competição. E na próxima quinta-feira, dia 15/10, entra em campo novamente e recebe a equipe do Bragantino, desta vez em duelo válido pela décima sexta rodada do Campeonato. Uma ótima chance para embalar de vez no campeonato, enfrentando os dois últimos colocados na tabela de classificação. Já a equipe do Vasco da Gama volta a jogar no próximo fim-de-semana, diante da equipe do Internacional, fora de casa, no Gigante da Beira Rio, no próximo domingo, dia 18/10, às 18h15. Isto porque o duelo de meio de semana, diante do Fortaleza, em casa, não acontecerá na próxima quinta-feira porque o tricolor cearense vai enfrentar a equipe do São Paulo, fora de casa, na próxima quarta-feira, em confronto que abre as oitavas de final da Copa do Brasil.

 

 

mm

Repórter: Marcio Miceli

Jornalista

mm

marcio-micelli

Jornalista

Leave a Comment