Flamengo e Palmeiras tem duelos decisivos na Taça Libertadores Cariocas e paulistas são os únicos brasileiros a entrar em campo hoje pelo Torneio Continental

A noite promete ser agitada para Flamengo e Palmeiras na Taça Libertadores da América. Isto porque hoje ambas as equipes entram em campo pela competição sul-americana diante de seus torcedores às 21h45, pelo horário de Brasília. O Flamengo volta ao Maracanã, mesmo palco da partida diante do Independiente Santa Fé, da Colômbia (jogo que terminou 1 x 1 e foi disputado em Abril), para tentar garantir a primeira vitória na Libertadores jogando em casa. Isto porque no jogo de estreia da equipe rubro-negra na competição, o Flamengo também empatou com a tradicional equipe argentina do River Plate por 2 x 2, só que o jogo foi realizado no estádio Nilton Santos, o tradicional Engenhão, já que na ocasião o Maracanã estava reservado para shows internacionais e estava impossibilitado de receber jogos. O detalhe é que nestes dois primeiros jogos realizados em casa, o clube da Gávea jogou sem torcida, com portões fechados, já que estava cumprindo a suspensão imposta pela Conmebol pelos incidentes ocorridos no Maracanã (antes e após o jogo) na decisão da Sul-Americana em dezembro de 2017, partida que terminou empatada em 1 x 1 diante do Independiente, da Argentina, e deu o título da competição para a equipe de Avellaneda.

Desta vez, porém,  todos esperam que tudo será diferente. Agora o Flamengo receberá a equipe do Emelec, do Equador, em casa, diante de sua apaixonada torcida, e precisa de apenas uma vitória simples em cima dos Equatorianos para garantir a classificação antecipada com uma rodada de antecedência para as oitavas-de-finais da competição continental. A equipe de Guayaquil, última colocada do Grupo 4 e com apenas 1 ponto em quatro partidas (um empate e três derrotas), tem chances remotas de classificação e aparenta ser presa fácil para os rubro-negros. Uma ótima chance para o Flamengo exorcizar de vez os “demônios” das últimas eliminações recentes na primeira fase da Libertadores diante de adversários frágeis e voltar a fazer as pazes definitivamente com sua torcida, já que pelo Campeonato Brasileiro o clube da zona sul do Rio de Janeiro ocupa a liderança. O Emelec também traz boas recordações para o time da Gávea já que a única vitória rubro-negra na competição foi conquistada fora de casa, no Equador, diante deste mesmo adversário. Na ocasião o Flamengo até saiu atrás no placar porém, comandado por Vinicius Júnior, em uma noite inspirada, conseguiu virar a partida e vencer pelo placar de 2 x 1, com dois gols do menino prodígio.

Já o Palmeiras, o outro brasileiro que entra em campo hoje diante de sua torcida, no Allianz Parque, também joga por uma vitória simples para garantir a primeira colocação do Grupo 8 e, consequentemente, a melhor classificação geral dentre todos os competidores, alcançando a marca de 16 pontos em 18 possíveis (cinco vitórias e um empate).  O adversário será a equipe colombiana do Junior Barranquilla, semifinalista da edição 2017 da Copa Sul-Americana, quando foi eliminado pelo Flamengo. O time da cidade natal da cantora Shakira, torcedora do clube, também depende só dele para se classificar caso triunfe diante da equipe alviverde. Caso empate ou perca para o Palmeiras, a equipe do Junior passa a torcer contra o tradicional Boca Juniors, da Argentina, que recebe o Alianza Lima, lanterna do grupo 8, em La Bombonera. Para o time argentino o lema é vencer ou vencer e, se possível, vestir por debaixo de seu tradicional uniforme “xeneize” azul e amarelo a camisa do Palmeiras, que pode dar “aquela forcinha” para os argentinos caso vença seu jogo.

Para a equipe paulista, que não tem nada a ver com a “briga” de argentinos e colombianos por um lugar ao sol, a vitória é importante, principalmente, porque garante essa primeira colocação geral e, com isso, lhe dá a vantagem de decidir todos os seus compromissos eliminatórios em casa daqui para a frente. O triunfo alviverde também pode ajudar para que a torcida palmeirense se esqueça um pouco da derrota do último domingo, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, quando o tradicional “Porco” perdeu novamente o clássico diante do Corinthians (assim como na decisão do Campeonato Estadual, vencido pela equipe do Parque São Jorge) por 1 x 0 no “Derby Paulistano”. Com a classificação garantida para a próxima fase da competição pela equipe do Grêmio, em jogo realizado na noite de ontem na Venezuela, Flamengo e Palmeiras lutam hoje para confirmar a boa fase dos times brasileiros no torneio sul-americano e carimbar o passaporte de mais duas equipes canarinhas para a próxima fase do principal campeonato de clubes de futebol da América do Sul. Amanhã será a vez da dupla paulista Corinthians e Santos tentar a classificação antecipada. A sorte está lançada!

mm

Repórter: Marcio Miceli

Jornalista

Attachment

mm

marcio-micelli

Jornalista

Leave a Comment